Informativo COVID-19

COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus. Registros da doença iniciaram-se no ano de 2019, mas a identificação do agente causador e as consequências dessa infecção só ocorreram no ano de 2020.

Responsável por causar febre, dificuldade respiratória e tosse, essa infecção assemelha-se a uma gripe. Entretanto, a COVID-19 pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte, devendo ser, portanto, encarada como um grave problema de saúde pública. A transmissão da COVID-19 ocorre de uma pessoa para outra por meio do contato com gotículas respiratórias. Assim sendo, uma das medidas para se prevenir é evitar locais com aglomerações de pessoas.

ATENÇÃO: A COVID-19 é uma doença nova e muitos estudos estão sendo feitos a respeito dessa infecção. Assim sendo, novas informações podem ser adicionadas a este texto na medida em que as pesquisas sobre o tema avançarem.

O que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família do coronavírus, o SARS-CoV-2. Esse vírus, assim como outros dessa família, é capaz de provocar infecções que afetam o sistema respiratório. Desse modo, ela pode facilmente ser confundida com uma gripe ou resfriado.

Como podemos nos prevenir e evitar a transmissão da COVID-19?
A COVID-19 é uma doença grave e potencialmente fatal, sendo assim, é fundamental prevenir-se dela e evitar sua transmissão para outras pessoas. Veja, a seguir, algumas dicas importantes para a prevenção e o controle da COVID-19:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou faça higienização utilizando álcool em gel 70%.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem a devida higienização.
  • Mantenha distância de, pelo menos, 2 metros de outras pessoas.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mão.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e toalhas.
  • Limpe objetos que são utilizados com frequência, como celulares e brinquedos de crianças.
  • Ao tossir ou espirrar, utilize lenço ou a parte interna do cotovelo para cobrir o nariz e a boca.
  • Se não estiver se sentindo bem, permaneça em casa, e, em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, procure um médico.
  • Mantenha os ambientes ventilados e limpos.
  • Utilize máscara em todos os lugares que tiver contato com outras pessoas fora do seu convívio diário. As máscaras caseiras de tecido não são consideradas um equipamento de proteção individual (EPI), entretanto, são uma boa forma de impedir a disseminação da doença, pois funcionam como barreira física, reduzindo a quantidade de gotículas eliminadas no ambiente.
Atendimento WhatsApp