Tecnologias

O COV é uma das mais completas clínicas oftalmológicas do Espirito Santo.

Angiografia Digital

Exame para estudar detalhes da retina e de sua circulação. Ele é indicado para doenças da retina como retinopatia diabética, degeneração macular, entre outras. Utiliza-se para isto um contraste que, na verdade, é um corante, chamado fluoresceína sódica. Ele é injetado na veia do braço e, após alguns segundos, já podemos observar a circulação do corante no interior do olho. Em seguida são capturadas várias fotos, que aparecem imediatamente no monitor do computador, para serem analisadas posteriormente. As fotos mais importantes são impressas para que o paciente possa mostrar ao seu médico.

 

Equipamento utilizado

RETINÓGRAFO TOPCON TRC 50IX COM SISTEMA DIGITAL DE IMAGENS (IMAGEnet)

 

Mais informações

A função da angiografia retiniana é analisar detalhes dos vasos da retina e da coróide (camada que fica atrás da retina). A maior vantagem deste equipamento é que os resultados podem ser avaliados na hora, em um monitor de grande resolução, enquanto que os sistemas convencionais demoram alguns dias para revelação e análise dos resultados exame. Com isto o paciente pode levar o exame para seu médico no mesmo dia. Outra grande vantagem é que as qualidades das fotos podem ser melhoradas digitalmente, permitindo efetuar o diagnóstico com maior precisão. Pacientes com histórico de alergias deverão comunicar ao médico. O paciente deve vir acompanhado. Recomenda-se um jejum de 3 horas antes do exame para se evitar náuseas. A pupila é dilatada com colírios antes da realização do exame. O contraste é injetado na veia do braço e, logo em seguida, o médico inicia a captura das fotos. O exame com o contraste dura de 7 a 10 minutos. Após a realização do exame, o paciente deve ficar mais 30 minutos na clínica antes de ser liberado. Geralmente após 2 horas, o laudo já está pronto para o paciente levar. Este é um dos sistemas mais modernos da atualidade para a obtenção de fotografias e angiografias do fundo de olho. Fotografa e estuda doenças do nervo óptico, como o glaucoma e doenças da retina como a retinopatia diabética.

Campímetro

Avalia o campo de visão central e periférico.

Diagnóstico 

Doenças como glaucoma, doenças retinianas e do sistema nervoso central.

 

O paciente fixa o olho em um ponto central sem movimentá-lo e dá informações do que está acontecendo através de uma campainha orientada. O resultado do exame é enviado via correio em até 7 dias.

Ceratômetro

O ceratômetro é um aparelho óptico que mede a curvatura anterior da córnea nos seus 3mm centrais. A medida da curvatura é feita nos dois meridianos primários, um vertical e outro horizontal, distantes 90° um do outro.

 

Quanto mais uniforme for a superfície da córnea, mais precisas serão as medidas. No caso de ceratocone, as miras podem se apresentar deformadas e de contornos irregulares. Neste caso, as medidas não são exatas, pois as miras se duplicam, dificultando a leitura.

Cirurgia Refrativa a Laser

O COV utiliza o que há de mais moderno em cirurgia a laser, o Excimer Laser Amaris, que oferece tecnologia precisa e confiável no tratamento de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

 

O Excimer Laser Amaris oferece um conjunto de soluções próprias para tratamento personalizado, reduzindo as aberrações de alta ordem e assim melhorando a qualidade visual após o tratamento. Baseando-se no sistema integrado de software Schwind-Cam e no coeficiente de Zernike, é possível fazer o estudo das aberrações oculares e corneanas e seus respectivos tratamentos (aberração esférica, coma, trifólio, quadrifólio, etc), bem como o tratamento de perfil asférico.

 

Características:

1. Velocidade de ablação: dispara 500 Hz por segundo, o que faz deste laser o mais rápido do mercado, pela velocidade na ablação, menor tempo de tratamento, maior previsibilidade de resultados.

 

2. Ajuste automático do nível de fluência: trabalha com dois níveis de fluência – o nível alto, responsável por 80% da ablação, mais rápido; e o nível mais baixo, que responde por 20% da ablação, produzindo uma superfície extremamente uniforme e regular, especialmente nas cirurgias customizadas.

 

3. Controle inteligente de efeito térmico: elimina o risco de superaquecimento da córnea. Apesar de ser chamado de “laser frio”, todo Excimer produz aumento da temperatura da córnea. Com este mecanismo, o pulso do laser só volta na mesma posição depois que todo o resto da córnea for varrido por outros pulsos.

Facoemulsificador

Moderno aparelho, o Centurion* estabelece um novo padrão de performance na facoemulsificação, processo de aspiração do cristalino durante a cirurgia de catarata. O equipamento tem uma tecnologia inteligente que otimiza cada etapa do procedimento oferecendo maior agilidade e segurança.

 

O novo sistema se adapta automaticamente às mudanças de condições dos olhos durante a cirurgia promovendo mais estabilidade, melhor controle da pressão intraocular e uma fluídica mais moderna – que significa maior sincronia entre a velocidade de irrigação do globo ocular e aspiração do cristalino.

Fotocoagulador a laser

Utilizado no tratamento das doenças do segmento posterior do olho, mais especificamente da retina. Várias patologias retiniana são beneficiadas com a aplicação do laser de argônio, seja para controlar a progressão ou mesmo melhorar a qualidade de visão e cura em alguns casos. Um grande exemplo são os casos de diabetes. O tratamento desta patologia se dá com o controle rígido da glicemia, porém, quando há o acometimento retiniano, é inevitável o tratamento com o laser, que ajuda a recuperar a visão e principalmente impede a progressão para uma forma de doença que leve à cegueira. A grande parte dos pacientes que apresentam obstruções de vasos retinianos indica-se a aplicação de laser.

IOL Master / Zeiss System

É um biômetro de não contato, que utiliza tecnologia de interferometria parcial da coerência óptica.

 

 

Utilização

 

Realiza exames de biometria a laser. Dois feixes de laser de diodo são emitidos ao longo do eixo visual, incidindo sobre a superfície da córnea e sobre a retina, efetuando medidas do comprimento axial, ceratometria, profundidade da câmara anterior, medidas branco a branco. Tem maior precisão de medidas biométricas.

 

 

Mais informações

 

Indicado para biometria pré-cirúrgica de facectomia com implante de lente intraocular; para biometria em olhos preenchidos por óleo de silicone; para altas miopias com estafiloma posterior; e para pré-operatório de transplante de córnea e doenças da retina

LenSx

O LenSx@Laser utiliza uma tecnologia 3D permitindo maior precisão nos procedimentos das cirurgias de Catarata.

 

A técnica do Laser proporciona um fracionamento total do cristalino. Lançado no Brasil em 2013, o LenSx® revolucionou o tratamento da catarata e o COV utiliza esta técnica desde 2014 permitindo ao médico automatizar etapas do procedimento cirúrgico que até então eram realizadas manualmente, com bisturi.

 

O equipamento proporciona maior precisão, previsibilidade e padronização das incisões e quebra do cristalino, oferecendo mais segurança e conforto ao paciente. O laser possibilita ainda posicionar com precisão a lente intraocular implantada, reduzindo erros refracionais (como miopia, astigmatismo e presbiopia – ultima também chamada vista cansada), melhorando a acuidade visual do paciente e reduzindo ou eliminando a dependência de óculos corretivos, comumente usados após a cirurgia de catarata.

Microscópio cirúrgico

A microscopia especular, ou contagem endotelial, possibilita a visualização das células da camada mais interna da córnea, por meio de imagens fotográficas do endotélio. É um exame computadorizado, de não contato, que estima a densidade celular, tamanho e forma destas células, e a presença de depósitos, mostrando a vitalidade do endotélio e, conseqüentemente, de toda a córnea.

 

Este exame pode ser solicitado na presença ou suspeita de doenças degenerativas da córnea e como exame pré-operatório de catarata, glaucoma, transplante de córnea e cirurgia refrativa, pois ajuda na avaliação do risco cirúrgico.

Microscopia Especular

A busca incessante do ser humano por uma melhor qualidade de vida tem refletido na evolução da cirurgia da catarata. Há 25 anos, operar catarata correspondia ao uso de óculos pesados e antiestéticos de mais de 13,0 graus, após a cirurgia.

 

Em 1980 vieram os implantes intraoculares. Hoje, com o uso dos mais sofisticados equipamentos, como os biômetros Ultrascan e o IOL Master da Zeiss, a necessidade de óculos ficou muito reduzida pela exatidão do cálculo do grau da lente intraocular.

 

Para se conseguir a cirurgia perfeita, o COV dispõe do Facoemulsificador Legacy e do Microscópio Cirúrgico Oftálmico Möller Wedel EOS-900. Estas máquinas, pela sua modernidade, permitem maior segurança e melhores resultados na cirurgia da catarata.

OCT

Este exame é uma nova modalidade de diagnóstico médico que fornece imagens tomográficas de alta resolução longitudinais, em escala mícron, de estruturas retinianas, através da medição do tempo de atraso e intensidade da luz refletida pelas camadas retinianas. Usa um laser de diodo de 820 nm (aproximando do infra-vermelho), penetra 2 mm de espessura, com produção de imagem em corte transversal, com resolução de 10-15 micra. O OCT-3 permite uma resolução de estruturas e patologias retinianas e de nervo óptico com alto grau de reprodutibilidade.

 

É um exame não invasivo, confortável, seguro e que pode ser repetido sempre que necessário.

 

Utilização 
Indicado em casos de glaucoma (ou suspeita); patologias de nervo óptico (alterações congênitas, edema de papila, entre outros); patologias de retina, especialmente em região macular, tais como edema de mácula, retinopatia diabética.

Ocuscan

Realiza exame de biometria (medida do diâmetro axial do globo ocular e das estrutura através de ultrassom). Poderá ser realizado pelo método de contato ou por imersão, instilando-se previamente um colírio anestésico. Tem ampla indicação para auxiliar em diversos procedimentos realizados no globo ocular. A maior indicação é como exame pré-operatório na Facectomia com implante de lente intraocular, cirurgias e implante secundário, entre.

 

Possibilita a medida da câmara anterior, cristalino e diâmetro do axial total, auxiliando no de Glaucoma, Anisometropia, Microftalmia, Nanoftalmo e na medida de tumores.

Retinografia Digital

Retinógrafo com sistema digital de imagens. Equipamento utilizado nos exames de Angiografia e Retinografia digital onde fotografa do fundo do olho que é realizada para documentar alterações da retina e nervo óptico. Identifica lesões da retina e ajuda a acompanhar sua evolução. A retinografia é utilizada principalmente para o acompanhamento do nervo óptico no glaucoma. Também é uma parte complementar do exame de angiografia retiniana.

Topografia

Os topógrafos computadorizados medem em torno de 95% da superfície corneana. A maioria se baseia no principio do Disco de Plácido, que utiliza a córnea como um espelho refletor, projetando uma serie de anéis sobre ela. Estes anéis são captados, analisados e codificados em cores, gerando mapas de curvatura.

 

A topografia computadorizada é um excelente instrumento para confirmação do diagnóstico de ceratocone, mesmo quando os sinais característicos ainda não são observados. A localização do ápice e a progressão da doença podem ser visualizadas facilmente quando se analisam os mapas coloridos.

Vitreófago Constellation

Equipamento com recursos que permitem excelente iluminação da cavidade vítrea, maior frequência de cortes pela sonda que remove o gel, maior controle da pressão intraocular durante a cirurgia e maior capacidade de vácuo, tornando a cirurgia mais rápida e mais segura. Criada pelo oftalmologista alemão Robert Machemer, no início da década de 1970, a vitrectomia é a cirurgia para remover o gel que forra 2/3 do olho, chamado humor vítreo. Por meio de pequenas aberturas realizadas na esclera (parte branca do olho), podem-se introduzir sondas no interior do olho e assim realizar a vitrectomia. Outros procedimentos são associados à vitrectomia, tais como cauterização de vasos (endodiatermia), fotocoagulação retiniana (endolaser), colocação de gás ou óleo de silicone. Atualmente as vitrctomias são realizadas sem a necessidade de pontos.

Yag Laser

Tipo de energia luminosa utilizada em vários tratamentos na clínica oftalmológica. Os pulsos de Nd: Yag Laser atua nos tecidos, causando o que é conhecido como fotodisrupcão – há como que uma micro explosão localizada exatamente sobre o alvo, fazendo com que o mesmo seja eliminado justamente naquele ponto, sem que os tecidos vizinhos sejam atingidos.

 

As aplicações do Nd: YAG LASER são completamente indolores, não requerendo, portanto qualquer tipo de anestesia a não ser quando o cirurgião prefere usar uma lente de contato especial que ajude no foco dos disparos. Nesta eventualidade, usa-se anestesia tópica, ou seja, apenas uma ou duas gotas de colírio anestésico.

 

Indicado para realizar o corte da cápsula posterior do cristalino, quando a mesma torna-se opaca, após a realização de cirurgia da catarata com inserção de lente intraocular.

 

Abertura de um orifício na periferia da íris, criando uma via de escoamento para o humor aquoso represado atrás da íris, em casos de glaucoma agudo, quando há bloqueio papilar, ou seja, quando há qualquer fator que impeça o humor aquoso de seguir sua via normal da câmara posterior para a anterior, onde é drenado para fora do olho.

 

A nova via assim criada permite que o humor aquoso represado atrás da íris alcance a câmara anterior e o seu local de drenagem normal, regularizando a pressão intraocular.

ULTRASON AVISO S

A Plataforma de Ultrassom Padronizada
Varreduras A/B, UBM e Ecografia Padronizada

O Aviso S é a única plataforma disponível no mercado que cumpre plenamente os requisitos estabelecidos pelo Prof. K. Ossoinig para a realização de ecografias padronizadas

O Aviso S oferece a maior escolha de frequências de sonda do mercado: 10 MHz, 20 MHz de alta freqüência para segmento posterior, UBM (25 MHz e 50 MHz) para segmento anterior, com biometria também, Biometria em modo B e sonda A padronizada. Aviso S é a sua plataforma de ultra-som preferida:

– Catarata e cirurgia refractiva,

– Doenças da córnea,

– Gestão de glaucoma,

– Doenças vítreo-retinianas,

– Tumores intra-oculares,

– Biometria e cálculo de IOL.

Esta plataforma de ultra-som personalizável oferece uma qualidade de imagem incomparável.

OPD Scan

OPD SCAN pode medir com precisão, as irregularidades ópticas da córnea, e também as irregularidades internas do olho. Permite ao seu oftalmologista descobrir se existem pequenos defeitos ópticos além da miopia, hipermetropia e astigmatismo. São chamadas aberrações ópticas de alta ordem.

O equipamento é capaz de auxiliar no pré e pós operatório da facoemulsificação, seja no entendimento da qualidade visual assim como na análise corneana.  Auxilia ainda para a escolha e planejamento das LIOs Premium com informações preciosas informações!

Marque sua consulta

A equipe médica conta com profissionais especializados nas diversas áreas da Oftalmologia, além da modernidade das instalações e equipamentos, temos como prioridade o atendimento humanizado.

Atendimento WhatsApp